sábado, 31 de dezembro de 2011

A Importância dos Estoques


A análise dos estoques dentro de uma empresa é fundamental para o seu desenvolvimento. Estoque é nada mais que dinheiro, sendo assim, qualquer perda de estoque estará afetando o bolso da empresa e até a marca perante os consumidores.
A gestão de estoques proporciona a empresa vantagens competitivas, pois a partir do controle dos estoques é possível ter todos os detalhes dos materiais e recursos disponíveis. Embora algumas empresas hoje em dia, trabalhem com uma política de estoque zero, essa idéia é muito relativa, já que depende muito do segmento da empresa e em determinadas situações torna-se impossível trabalhar dessa forma.


Os inventários são mantidos para suprir algumas necessidades, como melhorar o serviço ao cliente, dando suporte a área de marketing, a qual por meio de técnicas gera demanda. A ausência de material para cobrir a demanda é muitas vezes comum, visto que, determinadas análises de marketing calculam errado as possíveis vendas e não levam em conta demandas extraordinárias, períodos de sazonalidade ou negócios eventuais.
Trabalhar com um bom número de  recursos disponíveis é uma grande vantagem em relação a concorrência. O excesso de materiais ou a falta são dois pontos críticos que o administrador deve está atento para que não ocorra, já que um desses dois acontecimentos afetará diretamente a produção, as vendas e todas as áreas interligadas.
É comum hoje em dia, dezenas de reclamações de clientes insatisfeitos com empresas que ofertam um produto e não possuem estoque para cobrir a demanda. Além disso, o cliente depois da espera certamente não voltará a adquirir outros produtos. O pior, é que os gestores na maioria dos casos, sabem que não conseguirão atender a todos os consumidores, mas ainda assim, ofertam o produto sem nem ao menos alertar o cliente da possível espera para receber, ferindo os direitos do consumidor e trabalhado constantemente com backlog.
A organização do processo produtivo também é fundamental para o desenvolvimento, a partir de uma produção contínua de uma quantidade constante é possível reduzir os custos da fabricação. O volume de compras também influência na gestão de estoques, podendo o gestor ter descontos na aquisição e evitar aumento de preços oriundos de eventualidades.
Outra grande importância da organização do processo produtivo é a capacidade de se proteger contra incertezas na demanda e no tempo de entrega que prejudicam a relação entre a empresa e o consumidor.  A logística é a área na maior parte das vezes responsável por esse problema, assim, é necessário a criação de estoques de segurança para alimentar a demanda. Esses problemas poderiam ser evitados através de um gerenciamento dos processos de produção e uma análise mais complexa dos estoques voltado para cumprir as necessidades e evitar a dependência em relação a fornecedores.

0 comentários:

Postar um comentário